Tudo precisa percorrer um caminho para chegar a algum lugar. Quando falamos de substâncias líquidas e gasosas, a mangueira hidráulica é esse caminho.
Se você não sabe o que é uma mangueira hidráulica, quer relembrar ou se aprofundar no assunto, veio ao lugar certo. É só continuar lendo que vamos te explicar tudo!
O que é mangueira hidráulica?
Bom, precisamos começar do começo: O que é uma mangueira hidráulica?
A mangueira hidráulica é um tubo flexível, geralmente de borracha, usado para transportar líquidos e gases. A diferença entre uma mangueira hidráulica e uma mangueira normal – uma de jardim – é que a mangueira hidráulica tem características que a torna ideal para uso industrial e profissional.
Por exemplo, a mangueira hidráulica precisa lidar com altas pressões, ser mais resistente às ações externas, como torções e a ação do tempo, não pode vazar e tem que dar conta de suportar as substâncias sem corroer ou rasgar.
Isso acontece porque na maioria dos casos as mangueiras hidráulicas transportam substâncias de alta importância, que podem até ser perigosas. Por isso, nada pode sair do controle.
Para que serve uma mangueira hidráulica?
Existem situações nas mais variadas indústrias que os gases ou líquidos usados na operação não podem ser transportados por tubos ou canos convencionais.
Seja pela limitação de espaço ou a característica da aplicação, nesses casos a mangueira hidráulica é ideal para o serviço.
A mangueira hidráulica é usada todos os dias em setores como:
- Óleo e gás;
- indústria em geral;
- setor automotivo;
- construção civil;
- mineração;
- setor agrícola,
- e muitos outros.
Esse equipamento é essencial nesses setores para transportar líquidos e gases por longas distâncias e na operação de máquinas.
Quais são os componentes de uma mangueira hidráulica?
Devido aos tipos de aplicação, a mangueira hidráulica precisa ser fabricada com bastante cuidado e atenção aos detalhes, para poder cumprir sua função com segurança e confiabilidade.
Se você já se perguntou do que é feita a mangueira hidráulica, vamos te explicar: toda mangueira hidráulica é composta de três partes principais: o tubo interno, o reforço e a cobertura.
Vamos ver cada parte em maior detalhe:
Tubo interno
Como o nome diz, o tubo interno é a parte interna da mangueira, a parte que fica em contato constante com as substâncias que precisam ser transportadas de um ponto a outro.
Por conta desse contato constante, o tubo interno é feito de borracha sintética, que tem alta capacidade de resistir à pressão e à possível degradação devido ao contato constante com as substâncias.
Reforço
Apesar da borracha usada no tubo ser bastante resistente, o reforço existe para dar ao tubo a estrutura necessária pra suportar toda a pressão. Sem ele, a mangueira não daria conta do recado.
Existem tipos diferentes de reforço, indicados para situações de maior ou menor pressão.
Os dois tipos mais comuns de reforço são:
• Reforço trançado
Quando a mangueira é usada em situações com pressão até 100 bar, uma pressão considerada baixa, o reforço trançado é feito de materiais têxteis, como poliéster, nylon ou poliamida.
Quando a pressão passa disso, é comum vermos tranças de fios de aço de alta tensão.
Também dependendo da aplicação, as mangueiras podem ter de uma até três camadas de trança, cada uma separada da outra por uma fina camada de borracha, pra evitar o atrito.
• Reforço espiralado
O reforço espiralado é usado em mangueiras que são submetidas a pressões ainda mais altas.
As espirais são feitas de arame de aço. Assim como nas mangueiras trançadas, é comum ter mais camadas de espirais, só que nesse caso o número de camadas é sempre par, uma do lado oposto da outra, pra equilibrar a resistência, sempre com uma camada de borracha entre elas.
Pode acontecer também de uma mangueira combinar os dois tipos de reforço, dependendo do uso.
Cobertura
A cobertura é a parte externa da mangueira. Ela é responsável por resistir não às pressões internas, mas às ações que vem de fora e podem de alguma forma prejudicar a estrutura da mangueira.
Ela precisa proteger o tubo de ações como:
- torções
- calor;
- sol;
- frio;
- fogo;
- produtos químicos,
- e muito mais.
Existem vários tipos de cobertura, algumas pensadas em ambientes extremos, como de muito calor ou muito frio, que precisam proteger a mangueira sem quebrar, rasgar ou apodrecer.
Além da cobertura normal da mangueira, é muito comum o uso de molas de proteção externa para garantir maior durabilidade do material.
Mas seja qual for o ambiente, a qualidade da mangueira é essencial, tendo em vista que os materiais transportados precisam ser preservados sem contato com qualquer interferência externa.
Quer saber mais sobre o mundo das mangueiras hidráulicas? Passa no blog da Vukoflex!